Direitos autorais
- Beto Nascimento
- 17 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

O que são direitos autorais?
Olá pessoal, essa é a mais nova ferramenta que estaremos usando para melhorar ainda mais o nosso feedback.
Aqui estaremos tratando de vários assuntos referentes ao mundo da música, e nesse primeiro post estaremos dando um resumão sobre direitos autorais, que é um tema muito obscuro para a maior parte dos que vivem nesse mundo musical. E qualquer dúvida, estarei à disposição para responde-las aqui mesmo no artigo... Simbooora!!!
Então vamos lá para o que interessa, uma pergunta que pode nos ajudar a começar a entender sobre o assunto é... "O que são direitos autorais?"... "Direitos Autorais" é o termo usado para descrever uma série de direitos legais que existem sobre obras originais literárias, musicais, dramáticas ou artísticas e sobre gravações de áudio, filmes, transmissões e outras obras de criatividade. Segundo as leis de direitos autorais, esses direitos são exclusivos do detentor do direito autoral e o habilitam a controlar como sua obra é usada e a impedir seu uso não autorizado.
Originalmente, as leis de direitos autorais permitiam ao criador de uma obra evitar que ela seja copiada. Mas as leis de direitos autorais foi gradualmente estendida ao longo do tempo, e agora permite que proprietários de direitos autorais evitem e controlem coisas como adaptação ou execução pública da obra protegida, inclusão da obra em uma transmissão, ou distribuição da obra tanto fisicamente quanto na Internet. Por esses direitos serem exclusivos ao proprietário dos direitos autorais, qualquer um que queira fazer uma dessas atividades precisa da permissão do proprietário do direito autoral.
Direitos Autorais podem existir em uma grande variedade de coisas - por exemplo: musica, letras, fotografias, trabalhos artísticos, livros, discursos, programas de TV e filmes. Além disso, o que pode parecer ser um único trabalho pode incluir inúmeros direitos autorais diferentes, de propriedade de várias pessoas diferentes. Uma trilha musical por um artista contratado, por exemplo, frequentemente incluirá direitos autorais separados para a composição, as letras, e a gravação de som. O direito autoral na música e na letra normalmente serão de posse do artista ou da empresa que publica a música, e o direito autoral na gravação de som frequentemente é da gravadora do artista. O uso desta trilha, incluindo qualquer adaptação desta ou qualquer upload ou compartilhamento requer permissão de todos os detentores dos direitos autorais, seja diretamente ou através de seus representantes (por exemplo, através de uma entidade arrecadadora ou uma organização de direitos autorais). Então galera, é isso aí... Se você gostou deixa seu comentário, se tem algum conhecimento e quiser acrescentar algo, fique a vontade e se puder, nos ajude compartilhando e indicando nosso blog aos amigos para que possamos aumentar nosso alcance, beleza? No mais, fiquem todos na paz, e continuem antenados que sempre teremos novidades por aqui! Forte abraço!
Comments